Sobre la revista

A Revista Médica da Amazônia/Amazon Medical Journal (AMJ), publicação de fluxo contínuo oficial da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Abaetetuba, tem como objetivo divulgar artigos científicos que contribuam para o conhecimento acadêmico e profissional das áreas das ciências da saúde.

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

Escopo e política

A Revista AMJ aceita submissões na área interdisciplinar, com foco nos campos da Medicina, Odontologia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Biotecnologia, Educação Física, Farmácia, Gerontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins. Ela considera para publicação os seguintes tipos de estudos:

  • Pesquisa original: registros de eventos ou evidências como descritos pela primeira vez ou que realmente aconteceram sem qualquer interpretação ou comentário.
  • Revisões sistemáticas: cujos métodos garantem a amostragem abrangente e imparcial da literatura existente.
  • Pesquisa qualitativa: consideramos a publicação de pesquisa qualitativa apenas se ela seguir o desenho do estudo e as diretrizes de relatório apropriadas, conforme descrito nas diretrizes de submissão.

O manuscrito deverá ser original, destinado exclusivamente à Amazon Medical Journal (AMJ).

Declaração de Ética
Os autores devem concordar com as normas determinadas pela Comissão de Integridade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponível no endereço http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes/. Ao submeter um manuscrito para a Revista Amazon Medical Journal todos os autores declaram que todas as diretrizes básicas para a integridade na atividade científica foram respeitadas e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os princípios éticos e aprovada por um comitê de ética.

Declaração de Direito Autoral
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à Revista Amazon Medical Journal (AMJ). Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista adota a licença CC BY 4.0.

Declaração de Licença - Amazon Medical Journal (AMJ)

A Amazon Medical Journal (AMJ) é uma revista científica de acesso aberto, dedicada à disseminação de conhecimento e pesquisa na área das ciências médicas e da saúde, com foco em temas de relevância para a Amazônia. Todos os artigos e materiais publicados na AMJ estão sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, distribuam e criem obras derivadas do conteúdo da revista, desde que a autoria e a fonte original sejam devidamente atribuídas.

A política de acesso aberto da Amazon Medical Journal garante a disponibilização gratuita e irrestrita de seu conteúdo para pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e o público em geral, incentivando o intercâmbio de conhecimento científico e contribuindo para o avanço da ciência e da saúde na Amazônia.

Para mais informações, consulte a página oficial da revista: Amazon Medical Journal.

Processo de Revisão por Pares da AMJ

A cada edição, o Comitê Editorial selecionará, dentre os artigos considerados favoráveis para a publicação, àqueles que serão publicados por atenderem aos critérios e contribuírem para a internacionalização da revista. Não há nenhum comprometimento para seguir a ordem de submissão. A ordem depende do tempo de resposta dos revisores ad hoc, dos autores e da administração da revista. Todos os manuscritos submetidos serão examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do manuscrito é apropriado para a revista e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores. O editor poderá rejeitar o manuscrito se detectar erros relativos às instruções, redação inadequada, suspeita de má conduta (plágio) ou se, o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico. Uma vez superada essa fase, o editor poderá enviar o manuscrito a um ou dois membros do Comitê Editorial, para que sejam sugeridos pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do manuscrito proposto. Os avaliadores devem ser especialistas científicos, de reconhecida formação, que trabalham em áreas relacionadas com o tema do manuscrito e, portanto, devem estar plenamente capacitados para avaliar o manuscrito e recomendar a sua aceitação ou rejeição. Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, e o formulário de avaliação para manifestarem seus comentários e recomendações sobre a aceitação, correção ou rejeição do manuscrito.

Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores.

Depois de examinar as recomendações dos avaliadores, o editor tomará uma das seguintes decisões:

Aceitar o manuscrito com pequenas mudanças e, neste caso, o editor devolverá o trabalho aos autores com uma lista de pequenas correções a serem implementadas.

Caso contrário, optará por enviar a nova versão corrigida do manuscrito aos avaliadores. Os avaliadores ad hoc podem também indicar o desejo de rever o manuscrito após correções.

Quando receber a versão final do manuscrito, o editor se certificará de forma interativa de que as correções foram devidamente implementadas. Finalizadas as correções, ele informará aos autores sua aceitação e, após revisão de linguagem, referências, preparação do layout para publicação, os autores receberão as provas e o autor correspondente indicará as correções finais antes da publicação e ao retorná-las ele implicitamente autoriza a publicação e o ineditismo do artigo, assim como a ordem correta dos autores.

Erros tipográficos, artigos citados no texto que não aparecem nas referências e vice-versa, pequenas discrepâncias entre o resumo e o abstract são exemplos de pequenas mudanças. Quando houver modificações maiores, o editor devolverá o artigo com uma lista de sugestões que o autor responsável deverá atender para que o trabalho seja novamente considerado. Exemplos de modificações maiores incluem a análise de dados usando provas estatísticas, revisão de tabelas e figuras, repetição de experimentos, e mudanças substanciais na redação.

No caso de rejeição após análise dos avaliadores ad hoc, o editor informará aos autores as razões para não publicá-lo. Em geral, os motivos para rejeição envolvem o conteúdo do manuscrito não apropriado para a revista, violações graves da forma de publicação, manuscrito sem mérito científico e ou tecnológico. Rejeição imediata pelo Editor serão principalmente com base na falta de interesse internacional ou baixo impacto social ou texto com linguagem pobre e falta de adesão às instruções.

Submissões de manuscritos que tenham sido publicados em anais de simpósios, congressos, etc., assim como artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros não devem ser submetidos.

Publicações de um resumo ou uma apresentação oral em um evento científico não devem impedir o envio, mas elas devem fornecer informações novas substanciais para ser aceito. Artigos traduzidos não são aceitáveis, entretanto, artigos de revisão que apresentam análise crítica e atual poderão ser aceitos após avaliação.

A revista tem caráter científico. Seu público alvo inclui a comunidade acadêmica dos cursos de pós-graduação, assim como de instituições de pesquisa, especialmente da área Interdisciplinar, das Ciências Médicas e da Saúde e Educação em Saúde.